ESCOLA COLETIVA
JUSTIFICATIVA
Na atualidade, são muitas as questões enfrentadas pela instituição escolar: violência da e na escola. Atos indisciplinares, mediações pedagógicas inadequadas, projetos ineficazes ou frágeis e questões sociais mais amplas são alguns dos destaque que podem ser lidos como motivos para a a manifestação do referido problema.
Nesse sentido e a partir de diversas demandas de formação dos educadores como os quais temos dialogado ao longo do Brasil por meio de processos de formação, propomos que sejam realizadas ações para uma leitura e planejamento ais aprofundado das reais demandas de cada comunidade escolar para que seja possível efetivar uma ESCOLA mais COLETIVA com reais condições de avançar no processo de formação dos alunos com qualidade e "ambiente"/ clima cada vez ais cooperativo, saudável para todos os envolvidos no processo de formação das novas gerações.
Objetivos:
1. Mapear/ diagnosticar as demandas da unidade escolar participante do Projeto
2. Realizar ações no campo da formação de professores, articulação e envolvimnto efetivo das famílias no projeto polític-pedagógico da escola e atividades de protagonismo infanto-juvenil que abram o diálogo entre os segmentos escolares, avaliação e proposições diante do quadro encontrado.
Ações:
Mês 1 - Realização do Diagnóstico com cada segmento escolar
Mês 2 - Definição pelo colegiado escolar após escuta de todos da comunidade escolar de quais ações serão desenvolvidas
Mês 3 a 10 - Realização das ações definidas com avaliação processual e ao final do período traçado pelo Projeto: um ano letivo para sua continuidade no ano seguinte.
Recursos Humanos e Materiais necessários:
- Representantes de cada segmento da comunidade escolar
- Parceiros tais como psicólogos, psicopedagogos e demais que se fizerem necessários diante do diagnóstico/ mapeamento realizado na instituição
- Infraestrutura para comunicação on line enre a coordenação do Projeto e os segmentos escolares bem como os parceiros envolvidos.
*Está proibida a reprodução ou implementação desse Projeto sem a expressa e, por escrito, a autorização de Rose Salgueiro.
Lei de Diretos Autorais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9610.htm
Fonte:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_gestao_artigo_marlei_boito_reyes.pdf
Sobre a Autora:
Rose Salgueiro
Ciências Sociais/ UFMG. Consultora em Gestão Educacional, Formação de Professores e Autora de Livros Didáticos aprovados pelo MEC. "Formación en Psicopedagogía Clínica para Graduados" / E.Psi.B.A - Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires/ Argentina (Módulos I e II). 18 anos de aprovações em concursos. Coordenadora do Projeto Aprendizagem Solidária, "Pílula da Inteligência" e "Viver de Internet". Gestora de marketing digital e Inbound Marketing, Problogger (Blogueiro Profissional)
Contato: (31) 997884839 / whats
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